29 de setembro de 2015

Recomeço



Observe a natureza, tudo nela é recomeço. No lugar da poda surgem os brotos novos.
Com a água, a planta viceja novamente. Nada para! 

A própria terra se veste diferentemente todas as manhãs. Isso acontece também com as pessoas.

A ferida cicatriza, as dores desaparecem, a doença é vencida pela saúde, a calma vem após o nervosismo, o descanso restitui as forças.

Recomece. Anime-se!

Se preciso, faça tudo novamente.

Assim é a vida !!!

25 de setembro de 2015

Diga o que o coração deseja!



É muito triste quando deixamos de dizer a uma pessoa o que sentimos verdadeiramente por ela. A vida é curta, cheia de surpresas e o tempo não volta.

Tenha coragem e humildade, não perca a oportunidade de dizer “Te Amo, Errei, Me Desculpe, Me Perdoe, Também Te Amo, Te Perdoo”. Não deixe que seja tarde demais!

Qualquer um de nós pode ir embora desta vida a qualquer momento sem nenhum aviso prévio.

Liberte-se do arrependimento eterno de não dizer o que sente por alguém, de não fazer o que deseja o seu coração. 

Tente dizer, você consegue!

Somente Deus conhece o nosso destino.

A Vida Anda!

Pense nisto!
Izzo Rocha

16 de setembro de 2015

Quem é Você? O que você é?




Horários, compromissos rígidos, correria para cumprir prazos, afobação para chegar no horário, angustia e ansiedade para cumprir seus compromissos financeiros e escapar de pesadas multas, preocupação constante para atingir suas metas. 

Esta é a vida da maioria de vocês, sempre correndo atrás do ilusório, do que não existe. É claro que muitas vezes é necessário cumprir metas e horários, ser organizado e respeitar os que os esperam. Mas na grande maioria das vezes tudo isto é planejado para lhes manterem ansiosos e angustiados.

Não é que as pessoas que definam estas regras estejam conscientes do que fazem, mas tudo faz parte de um grande sistema que afeta vocês em todos os níveis de organização.
Sua cultura é rígida, vocês não conseguem conceber um padrão que não seja rígido. Estão tão adestrados que não conseguem mais pensar diferente. Comportam-se como uma mula atrás da cenoura que fica pendurada na frente de seus olhos.

Vocês nunca chegarão lá, sempre surgirão novas necessidades. Quando conseguirem comprar seu carro, já estarão pensando no outro carro que é melhor. 

Adoram comprar o que não precisam, com um dinheiro que não possuem, para impressionar quem não conhecem, para parecer o que não são.

Passam suas vidas correndo atrás da cenoura. Passam suas vidas procurando pessoas fisicamente lindas como aquelas que vêem na televisão. E quando encontram começam a pensar que podem conseguir outra melhor.

Procuram tudo do lado de fora, não olham para dentro de vocês. Nada mais lhes serve, sempre precisam de mais.

A quem vocês servem desta maneira? Certamente não estão lutando pela felicidade de vocês. Estão lutando e vivendo pelas grandes corporações que lhes vendem os automóveis, as roupas bonitas, espelhos e bugigangas. Sim, exatamente como fizeram com seus índios, que foram colonizados e destruídos.

Parem um pouco, olhem para dentro de vocês, pensem o que vocês são e para onde estão indo. Você sabe quantos anos, dias ou segundos lhe resta de vida ? Logo você vai embora e não terá tido tempo de ser feliz. Não terá conseguido dizer às pessoas que estão ao seu lado o que sente por elas. Verá sua existência terminar e terá a consciência de tudo que não fez.

Esta é a maior angústia, o maior pavor que um ser humano pode sentir. Ver que seu tempo acabou e ter consciência do que não viveu, do que não fez e do que não disse. Ter a consciência de ter desperdiçado toda uma vida.

Não deixe que isto lhe aconteça, lembre-se de que tudo que você tem é o que está dentro de você, o que você sente e este instante presente. Tudo que você realmente tem é este instante, nada mais do que isto. Suas posses não são suas, seu automóvel não é seu, seu dinheiro é apenas um valor na memória de algum computador, suas dívidas também. Se você não sabe quem é, você realmente não tem nada ! Pode ter este instante, mas um instante sem consciência não é nada!

Então, comece olhando para dentro de você e tentando saber quem você é e porque faz o que faz. Quando conseguir fazer isto, será rico e terá tudo que você pode ter na vida, que é este exato instante. Pode não haver outro, tudo é transitório e impermanente !

Então celebre este instante, pois é tudo que você tem. Olhe para os lados, sinta-se interiormente e sinta-se nesta situação. O que faz aqui, quem está com você. Olhe cada pessoa ao seu redor e sinta que ela é uma parte de você, uma parte desta maravilhosa experiência de consciência.

Sinta que cada sensação que cada um sente também vai lhe enriquecer. Olhe a todos e a você como um só, integre-se ao todo e absorva toda esta maravilhosa sensação do todo e do nada. Voe, viaje, sorva cada sensação ao seu redor, deixe-se desaparecer e seja tudo. Esta é a verdadeira celebração deste agora que pode ser infinito.

Prama Shanti


Pergunte a si mesmo:

"Quando ninguém vê, quem é Você? O que você é?"

As vezes nos enganamos ou somos enganados por pessoas falsas e mentirosas cujo único objetivo é se aproveitarem da nossa boa fé e bondade. Infelizmente a vida é assim.


Frases de Reflexão:

“A primeira impressão é a que possibilita, a última impressão é a que fica.” (Izzo Rocha)



 "Como você se julga diante do seu caráter, é capaz de ter a  consciência tranquila?"(Izzo Rocha)

Nunca esqueça, "A Vida Anda"!

Izzo Rocha







6 de setembro de 2015

A difícil arte de pedir desculpa.


Errar todos nós erramos, porque será que diversas pessoas tem grande dificuldade em pedir desculpas quando pisam na bola mesmo tendo a certeza do mal cometido e da mágoa que ocasionaram?
O psicólogo Andrew Howell, da Universidade Grant MacEwan, no Canadá, autor de um estudo que relaciona traços de personalidade e “predisposição” para pedir desculpas, afirma que quanto menor a autoestima, maior a dificuldade para se desculpar, pois a consciência do erro afeta a autoimagem de pessoas emocionalmente frágeis tornando o ego relutante para executar tal ato.
Um dado bem interessante do seu estudo apontou que certas pessoas com grande senso de justiça apresentam maior dificuldade de pedir perdão.
No entanto, segundo a psicóloga Priscila Gaspar, é o orgulho que adia o pedido de desculpas. Muitas pessoas têm dificuldades em pedir desculpas porque se sentem diminuídas com o ato. 
Ao pedir desculpas estamos admitindo que não somos perfeitos e isso fere nosso orgulho. Pedir desculpas significa ceder e, para se mostrarem firmes e duronas, não cedem e não percebem que isso apenas aumenta as desavenças!
Há também pessoas que apresentam grande falta de habilidade em falar sobre os seus sentimentos e atitudes por assim terem aprendido de alguma forma: seja por terem absorvido características daqueles com quem conviveu (referência familiar), pelo perfil de ambiente onde foi criado, o estilo de educação que recebeu e até pelo funcionamento comportamental enraizado na sua bagagem sócio-cultural. 
Verbalizar um pedido de desculpas torna-se algo tão complexo que, muitas vezes, o comum é contornar situações agindo (aparentemente) como se nada tivesse acontecido.
Porém, independente do que sustenta a ausência de um pedido de desculpas, acredite: aquele que provoca a mágoa sofre tanto quanto aquele que foi magoado por tratar-se de um grande conflito interno, uma briga entre os gigantes Ego e Superego. 
É uma dor silenciosa que fica remoendo por dentro e que, de alguma forma, virá à tona como, por exemplo, através de um comportamento diferente do habitual e/ou através de doenças físicas diversas. Enquanto houver ressentimento consigo mesmo, existirá o auto-envenenamento psicoemocional.
O fato é que você não é perfeito e errou feio, logo, é você que precisa tomar uma providência e não o outro
Olhe lá no fundo do seu Eu e se questione sobre o que realmente te impede de reconhecer o seu erro e pedir desculpas. Medo? Orgulho? Vergonha? Inferioridade? Não se esqueça das sábias palavras do meu amigo Carl Jung: aquilo a que você resiste, persiste.
Texto de : Ana Cruz - Psicanalista