3 de novembro de 2015

Consciência Pesada



O vídeo acima apresenta uma linda canção exaltando o poder e o amor de Deus. Para quem tem problemas de consciência ela faz um enorme bem à Alma.
Consciência pesada aflige quem tem mania de perfeição

Parar de julgar o próximo é o primeiro passo para se livrar do peso.

A tristeza toma conta e os sentimentos de culpa parecem que nunca mais vão desaparecer. Suas atitudes vêm à tona feito um filme e você fica pensando por que não agiu de uma forma melhor ou por que não conseguiu controlar os sentimentos.

A consciência pesada faz bem mais do que afligir suas emoções e pode, inclusive, desencadear problemas para saúde.

"A consciência pesada surge porque podemos enganar a todos ao nosso redor, mas dificilmente conseguimos enganar a nós mesmos, e o nosso inconsciente vai gerando incômodos", afirma o psicoterapeuta e especialista do Minha Vida, Crris Allmeida.

Tentamos fugir disso, mas lá no fundo, sabemos que algo esta errado. Então, ora sentimos o peso desta culpa, ora tentamos fugir dela. O temperamento fica oscilando e o humor fica mais vulnerável .

As reações que essa situação provoca são diversas e podem comprometer seriamente o emocional de uma pessoa.

Tristeza, desânimo, falta de motivação e uma vontade de sumir tomam conta dos seus pensamentos. Você tende a se isolar, diz o psicoterapeuta.

Mas ele explica que isso não é uma regra geral, e existem pessoas que conseguem disfarçar esses sentimentos.

"Algumas pessoas, para dissimular, tornam-se mais tagarelas, mais falantes e, aparentemente, descontraídas, mas com uma marca de tensão muito evidente no olhar e na postura corporal", alerta o especialista, que afirma que algumas pessoas podem se entregar ao álcool ou a qualquer outra droga em situações de crise.

Outro problema de quem vive com esse sentimento está na queda do sistema imunológico, que deixa uma pessoa com a saúde vulnerável.

"Quando ficamos tristes, nos sentimemos culpados, irritados e com uma continua oscilação de humor, sofremos uma queda brusca no sistema imunológico, o que pode afetar seriamente nossa saúde", explica.

As pessoas que mais sofrem com a consciência pesada são aquelas que exigem demais de si e buscam acertar o tempo todo, esquecendo que erros podem ser cometidos por mais que se lute contra eles.

Esse sentimento depende do quanto uma pessoa é rígida e severa com seus próprios pontos de vista.
"Normalmente o perfeccionista, o autoritário e o puritano estão no grupo que mais sofre de consciência pesada, já que são os que cobram certas atitudes dos outros.

Assim, quando eles mesmos são traídos por suas próprias ações - afinal, ninguém é perfeito a cobrança e o peso são muito maiores", ressalta Chris Allmeida.

Para se livrar desse sentimento, precisamos primeiro parar de julgar as ações dos próximos e aprender que ninguém é perfeito.

A primeira atitude é "pegar leve consigo mesmo". Ou seja, nem sempre temos todas as respostas.

Nem sempre iremos agir da melhor maneira possível. Mas, somos seres humanos, carregando nossas falhas e limitações.

Aceitar que não podemos tudo é o primeiro passo. O segundo ponto é parar de ser tão taxativo com os outros.

"Quando somos menos exigentes com as pessoas que nos cercam estamos automaticamente nos tornando mais camaradas com nossas próprias imperfeições", diz o psicoterapeuta.

Prevenir esse sentimento não é tão difícil, com apenas algumas atitudes, deixamos a consciência pesada bem longe.

"Podemos começar analisando as situações antes de embarcar em projetos, ações ou sentimentos. Outro ponto é praticar o não julgamento em relação aos outros e em relação a nós mesmos", diz Chris Allmeida.

Quer reconhecer alguém que está com a consciência pesada? Basta prestar atenção em alguns detalhes e ficar atento as reações dessa pessoa.

"Um indivíduo que está com a consciência pesada pode tentar dissimular a situação, mas algumas ações revelam este comportamento: necessidade de ficar agradando a todos, mania de limpeza ou até mesmo aquela pessoa que evita a todo custo falar qualquer coisa sobre ela", finaliza o especialista do MinhaVida.

Fonte: MINHA VIDA

"Só tem consciência pesada aquele que sabe que não só enganou ao próximo como a si próprio e só agora percebeu o quão intensas podem ser as palavras quando ditas de modo errado". (Mariane Santos Lima).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, registre o seu comentário: