8 de novembro de 2014

As nascentes estão secando, como resolver?


A escassez de chuva nas últimas semanas vem comprometendo o abastecimento de água e isso tem preocupado muitas pessoas. Nascentes, córregos e rios estão com o volume de água bem abaixo do esperado, para um período que deveria ter chuvas regulares. 

Proprietários de terra que dependem da água para manter as atividades diárias de suas propriedades vêm enfrentando uma série de desafios para conseguir manter seus reservatórios com uma quantidade mínima para o uso. Falta água para o gado, para irrigar lavouras e até mesmo para o uso doméstico. Nos grandes centros urbanos a água não esta sendo suficiente para recarregar os reservatórios das estações de tratamento o que tem comprometido o abastecimento em hospitais, escolas e residências. 

Esta situação se agrava ainda mais quando associada à degradação ambiental. “As áreas de topos de morro e encostas, quando protegidas pela mata nativa contribuem para a recarga de água do solo permitindo a infiltração da água das chuvas para o abastecimento das nascentes. Em áreas totalmente degradadas esta função é perdida, provocando as enxurradas, os deslizamentos de terra e até as enchentes devido o grande volume de água das chuvas que, ao invés de infiltrar no solo, escorre diretamente para os cursos d´água”, explica a Bióloga Flavia Balderi, Secretária Executiva da Copaíba.

As margens dos rios e entorno de nascentes também são áreas fundamentais para a proteção da água. Essas áreas, quando protegidas pela vegetação nativa, contribuem principalmente para reduzir a erosão do solo evitando o assoreamento dos cursos d´água. 

Fica evidente que uma das soluções para reverter esta situação é a recuperação de florestas e a proteção de nascentes. A Copaíba tem apoiado pequenos proprietários de terra na recuperação de suas matas. Até hoje, já foram plantadas mais de 245.000 mudas em
1.900.000 m2 de áreas degradadas. Todas essas matas nativas que estão sendo recuperadas, juntas, contribuem para a conservação da Mata Atlântica, para a formação de corredores ecológicos, contenção de erosões e assoreamento dos rios e nascentes e também para a infiltração de água no solo, abastecendo essas nascentes que estão secando.

Os Proprietários de terra que desejarem contribuir para a preservação e proteção da água podem entrar em contato com a Associação Ambientalista Copaíba e solicitar informações para se tornar um parceiro do Verde Novo. As vantagens desta parceria são inúmeras e uma delas é o cadastro gratuito da propriedade no CAR- Cadastro Ambiental Rural. 
Fonte: Copaíba

Seca faz nascentes na Serra da Canastra perderem um quilômetro de extensão.


 

Depende de nós a preservação e fazermos todos juntos um mundo Melhor!


"Água é VIDA"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, registre o seu comentário: